julho 28

WhatsApp para infoprodutos: saiba como vender mais usando o aplicativo

Você, que está lançando ou pretende lançar infoprodutos, precisa conhecer as melhores maneiras para fazer a divulgação – e, é claro, realizar mais vendas – com o WhatsApp.

O aplicativo de mensagens, além de ser um excelente meio de comunicação com leads e clientes, pode se tornar uma verdadeira máquina de negócios.

Com o uso adequado e assertivo do app, as suas vendas podem ser muito mais vantajosas e lucrativas do que utilizando outros canais offline e digitais.

Afinal, o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros e, além disso, vem recebendo diversas funcionalidades específicas para o atendimento comercial.

Então, se você quer descobrir de que forma usar o app para fechar mais negócios, continue por aqui. Vamos mostrar a você os segredos das vendas de infoprodutos com o WhatsApp.

Como vender Infoprodutos no WhatsApp?

Cursos online, ebooks, audiobooks, podcasts e diversos outros ricos conteúdos são opções para quem quer entrar no universo dos infoprodutos. Este mercado, inclusive, só vem crescendo no Brasil e no mundo.

Especialmente após a pandemia do coronavírus, que teve início em 2020, os usuários da internet passaram a consumir mais itens de forma digital. Além das compras de produtos físicos, para recebê-los em seus endereços, as pessoas começaram a consumir mais os produtos de informação – ou, os infoprodutos.

Os livros digitais, por exemplo, ficaram em 3º lugar no ranking das maiores vendas realizadas durante os primeiros meses de 2021, de acordo com pesquisa divulgada pela Hostinger. Os itens ficaram atrás apenas dos notebooks e celulares – que são, inclusive, meios para comprar e utilizar os produtos digitais.

Mas, o mercado de infos não é apenas uma realidade; ele promete ser, também, o futuro dos negócios online. Forrester Research, organização de pesquisa de mercado dos EUA, acredita que em 10 anos todas as empresas vão comercializar algum tipo de infoproduto.

Então, o momento de desenvolver e vender videoaulas, e-books e outros conteúdos é agora.

Para se posicionar adequadamente no mercado, no entanto, você precisa mais do que ter infoprodutos de qualidade e que sejam atrativos. É necessário que eles sejam estrategicamente divulgados e, então, vendidos – e é aqui que entra o WhatsApp. 

O aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros é um espaço virtual que permite um relacionamento mais próximo com os leads e, assim, é uma ótima forma para gerar mais negócios.

A seguir, você vai conhecer maneiras certeiras para “preparar o terreno” e gerar assimilação, atração e arguição até chegar à ação de compra do lead e, então, fazer o cliente se tornar um verdadeiro amplificador do seu info.

1 – Organize o WhatsApp

Antes de tudo, é importante que o seu WhatsApp seja o mais profissional possível. Afinal, gerar uma imagem positiva para os leads é fundamental a fim de que eles se sintam seguros e confiantes para efetuar a compra.

São os detalhes que fazem toda a diferença na hora de consolidar o seu posicionamento e, portanto, você precisa estar atento a algumas questões sobre o WhatsApp para torná-lo uma ótima fonte de vendas. Confira:

Use o WhatsApp Business

Esta pode parecer uma informação simples, mas é essencial que você utilize a versão Business do aplicativo. Ela é toda estruturada para a realização de contatos profissionais e já tem, inclusive, uma plataforma de pagamentos.

Então, para prosseguir com as dicas, instale o WhatsApp Business caso ainda não o use.

Configure o perfil comercial

Na versão profissional, existe a possibilidade de configurar um perfil comercial para a sua marca. Nele, campos como nome da empresa, categoria do seu negócio, endereço, horário de atendimento e contatos podem ser adicionados.

Além disso, você pode inserir um catálogo com todos os produtos e serviços comercializados, com link direto para o site de compra.

Assim, você tem um perfil com as principais informações sobre seu negócio, e os leads e clientes podem acessá-las facilmente pelo WhatsApp.

Configure o WhatsApp Pay e receba pagamentos

A partir de 2021, o aplicativo de mensagens ganhou uma nova funcionalidade: WhatsApp Pay. Integrado ao Facebook Pay, ele é um meio de pagamento que permite o envio e o recebimento de dinheiro dentro do próprio app.

Para saber mais sobre o método e como configurá-lo, acesse o nosso completo conteúdo sobre o WhatsApp Pay.

2 – Capture leads e crie estratégias de lançamento

Com a “casa organizada”, agora você está pronto para se lançar no mercado em busca de novos clientes.

Então, desenvolva maneiras de obter novos leads – como, por exemplo, com landing pages para captura de telefone, links patrocinados ou, até mesmo, uma conversa com os possíveis compradores.

Todo contato com as pessoas que potencialmente têm interesse no seu produto é uma oportunidade para pedir o número do WhatsApp e, assim, ter uma lista qualificada para começar as suas investidas.

Em seguida, desenvolva estratégias para lançar e divulgar o infoproduto e que estejam alinhadas com os seus objetivos de negócio. Os mais famosos tipos de lançamento são:

  • Interno – lança o info para a própria base de contatos, de maneira restrita
  • Externo – utiliza outras fontes de leads para vender os infoprodutos
  • Semente – pode ser realizado sem um produto completamente finalizado; também serve como um “teste” de mercado
  • Meteórico – faz intensa divulgação em poucos dias, a fim de gerar picos de vendas do infoproduto
  • Perpétuo – utiliza a mesma base de contato usada anteriormente para repetir um lançamento já feito

Assim, escolha o melhor tipo de lançamento e execute as suas estratégias, enviando conteúdos diretamente pelo WhatsApp para os seus leads.

3 – Monte um funil de vendas para infoproduto

Lembra que falamos que o WhatsApp é um excelente canal em que você pode gerar assimilação, atração, arguição, ação e apologia (os clientes que viram fãs)?

Pois é, estes são os 5 As do Marketing 4.0 e representam o caminho que as pessoas percorrem desde o completo desconhecimento sobre a sua oferta, até à compra e à fidelização deste novo cliente.

Para que esta jornada seja percorrida, uma importante e conhecida ferramenta comercial pode ser utilizada: funil de vendas.

Com ela, você deve criar conteúdos e gerar interações das pessoas com a sua marca até que elas executem a ação esperada – neste caso, a compra. 

Além disso, as estratégias, se bem executadas, levam os clientes ao encantamento e eles passam a ser bons divulgadores da sua oferta.

Então, você precisa gerar conteúdos para cada uma das etapas do funil de vendas, que são:

  • Atração
  • Conversão
  • Fechamento
  • Encantamento

Neste material exclusivo, você vê detalhes sobre como montar um funil para infoproduto utilizando o WhatsApp.

4 – Crie grupos de WhatsApp

Tanto as estratégias de lançamento do info quanto do funil de vendas podem ter um excelente canal dentro do WhatsApp: os grupos.

Estes espaços permitem que você divulgue o seu produto, converse com os leads, tire dúvidas e faça vendas pelo app com muitas vantagens.

A primeira delas é que tudo isso que vimos é feito de uma só vez, com um só disparo, sem a necessidade de ter que ficar fazendo envios individuais.

Outro fato vantajoso sobre os grupos é que reunir dezenas ou centenas de pessoas para falar sobre o info pode gerar uma sensação de coletividade e o famoso “efeito manada”.

Assim, os próprios participantes podem motivar outros e se sentir motivados pelos demais membros do grupo a comprarem a oferta.

Mas, é claro, também existe a possibilidade de isso surtir o efeito contrário. Portanto, é preciso ter cuidado com o caminho que as conversas vão tomando nos grupos.

Por fim, estes espaços são uma ótima forma para você ter um contato próximo com centenas de pessoas e fazer aquela proposta irresistível do seu infoproduto, de maneira rápida e efetiva.

  • Grupos Inteligentes

Gerenciar um único grupo de WhatsApp já pode ser uma tarefa desafiadora. Agora, imagine ter que administrar 3, 5 ou 10 grupos completos no aplicativo? Parece uma missão e tanto!

Mas, você sabia que é possível automatizar a entrada de novos membros e redirecioná-los de acordo com as suas estratégias comerciais?

Com o Grupos Inteligentes, você pode fazer isso de forma 100% automática e sem complicação.

Pensa no seguinte: você tem um infoproduto para ser lançado e quer fazer testes A/B de público – isto é, testar diferentes propostas para diferentes perfis de leads.

Você definiu dois tipos de pessoas que têm potencial para serem seus clientes e quer que eles fiquem em grupos separados, a fim de que seja possível explorar diferentes táticas de vendas.

Com o Grupos Inteligentes, você define quais são os critérios para que os novos participantes ingressem em cada um dos grupos de que seu negócio dispõe.

Assim, cada pessoa que clicar no link de convite para o grupo será direcionada adequadamente para o grupo certo, de maneira automática.

Uma funcionalidade e tanto para agilizar os seus trabalhos com o WhatsApp, não é mesmo? 

Então, conheça todas as funções e todos os planos do Grupos Inteligentes.

5 – Mantenha a conversa 

Por fim – e longe de ser o menos importante! – crie e mantenha a conversa com seus leads e com aqueles que já compraram o seu infoproduto.

Na era da informação e da conectividade, ter diálogos saudáveis e realmente interessantes com as pessoas é a chave de sucesso para que elas se abram a ouvir sobre a sua oferta e, então, concretizem a compra.

Com as pessoas que já fizeram negócio com você, manter o contato é importante por 2 motivos:

  • Para estabelecer um relacionamento de médio e longo prazo e, assim, efetuar novas vendas com estes clientes, no futuro
  • Para que você possa se certificar de que estes compradores estão realmente satisfeitos com a sua oferta e, dessa forma, possam fazer apologia sobre o info

Ou seja, ao firmar um contato com os compradores, você pode corrigir qualquer desvio ou problema no pós-venda e fazer novos esforços de vendas para realizar outros negócios futuros.

Ao mesmo tempo, estes mesmos clientes, satisfeitos e encantados, serão capazes de dar depoimentos e avaliações positivas sobre sua oferta, atraindo e cativando novos compradores.

O que enviar no WhatsApp para vender mais infoprodutos

Agora, você já sabe que é preciso usar o WhatsApp Business e configurá-lo adequadamente para poder utilizar todas as funcionalidades e, além disso, passar uma imagem profissional.

Viu, ainda, sobre a importância da captura de leads, da criação de estratégias de lançamento e da elaboração de um funil de vendas voltado para infoprodutos, certo?

Conferiu as vantagens de utilizar os grupos de WhatsApp e a necessidade de manter a conversa sempre acesa com os seus leads e com os seus clientes.

Mas, todas estas estratégias, configurações e atividades só serão efetivas se você souber quais conteúdos enviar.

Ou seja, é necessário utilizar as palavras certas para convencer os leads a comprarem os seus produtos e, então, se tornarem clientes encantados da sua marca.

Essa pode ser uma tarefa desafiadora! E é justamente por isso que preparamos uma dica  especial para você vender mais infoprodutos utilizando o WhatsApp. Dá uma olhada!

Swipe File WhatsApp – templates de mensagens para copiar e colar no WhatsApp

Já imaginou descobrir quais são as mensagens mais utilizadas pelos campeões de vendas no WhatsApp?

Pois essa é exatamente a proposta do Swipe File WhatsApp. Com ele, você tem acesso às copies de maior sucesso para fechar negócios com os seus leads.

Assim, uma lista de mensagens enviadas pelos maiores vendedores e pelas empresas que mais vendem utilizando o aplicativo estará disponível inteiramente para você.

A gente sabe que a sua rotina já é bastante atarefada, que você tem diversas atribuições e atividades que não podem ser transferidas para outra pessoa ou, simplesmente, adiadas.

Então, nessa agitada rotina, parar e desenvolver uma copy eficaz pode levar bastante tempo – mais horas, inclusive, do que você realmente pode parar.

Por isso, ter uma lista completa com as mensagens certas, para enviar nos momentos adequados, é um verdadeiro ganho de tempo.

Mais do que isso, é a possibilidade de ter nas mãos textos realmente assertivos e que vão converter os seus leads em clientes reais.

Quer saber mais sobre os templates de mensagens para WhatsApp? Então, acesse o site e saiba mais detalhes sobre o Swipe File.

Você também pode ver:

Não perca nenhuma novidade!