julho 5

WhatsApp para e-commerce: como usar de forma assertiva?

Você já sabe que o WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação, certo? Mas, além disso, o aplicativo de mensagens vem se mostrando um incrível aliado para o e-commerce.

Assim, se você tem uma loja virtual e quer ampliar as possibilidades de atendimento e de vendas, precisa conhecer todos os recursos que o app tem para facilitar a sua vida.

Por aqui, a gente ainda vai apresentar ferramentas complementares ao WhatsApp que, em conjunto com o aplicativo, potencializam os resultados comerciais do seu e-commerce.

Então, acompanhe por aqui e descubra como usar o app mensageiro para atender seus clientes e potenciais clientes de maneira mais assertiva e, assim, fazer mais negócios utilizando o WhatsApp. Confira!

Como utilizar o WhatsApp para e-commerce

O Whatsapp é o aplicativo de mensagens preferido do brasileiro, de acordo com recentes pesquisas. O seu favoritismo despertou nas marcas e empresas a oportunidade de usar o app como uma alternativa de bastante efetividade nos negócios.

Mas, não foram apenas os empresários que perceberam a funcionalidade “extra” do WhatsApp. A própria empresa de tecnologia notou a grande demanda pelo uso profissional do aplicativo e, em 2018, lançou o WhatsApp Business.

A versão vem recebendo, dia após dia, novas funcionalidades voltadas para a utilização em negócios. 

Além das funções originais do app ela tem, por exemplo, um perfil comercial diferenciado, a possibilidade de inserção de catálogo de produtos e serviços, além do envio de mensagens automáticas para os contatos.

Assim, marcas e clientes podem se comunicar com muito mais assertividade, aperfeiçoando o atendimento e gerando novas oportunidades comerciais.

Já em 2021, a empresa de tecnologia lançou o seu sistema de pagamentos – o WhatsApp Pay -, facilitando as operações financeiras dentro do próprio app.

Dessa forma, os clientes não precisam utilizar qualquer outro aplicativo ou método para pagar suas compras. 

Com o WhatsApp Pay, basta que um usuário solicite ou envie o pagamento para outro usuário, na própria janela de conversa, para que a transação seja concluída.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o aplicativo de mensagens não vai substituir a função das lojas virtuais.

A seguir, você vai conferir detalhes sobre as funcionalidades do app e como você pode fazer com que o WhatsApp seja um verdadeiro aliado para o seu e-commerce.

1 – Canal de Atendimento

A sua loja virtual tem um chat ou central de atendimento – com endereço de e-mail e número de telefone? Bem provavelmente, ela oferece algumas formas de contato, certo?

Ter e fazer a manutenção destes canais próprios é muito importante. Afinal, você pode ter mais controle sobre eles e, além disso, o visitante tem uma sensação de confiança ao vê-los.

Utilizar o WhatsApp, no entanto, pode complementar os seus serviços e, então, facilitar a comunicação entre a sua equipe e o cliente.

Os brasileiros acessam o app de mensagens diariamente, de acordo com levantamentos. Boa parte deles já está familiarizada com as funções de troca de mensagens e arquivos, além de ligação.

Assim, ao usar o WhatsApp como mais um canal de comunicação, você tem uma poderosa ferramenta em mãos, já assimilada pelos seus clientes.

Mas, para fazer com que o aplicativo seja um aliado, você deve realmente inseri-lo em suas estratégias de atendimento e de comunicação.

Então, estude o público, as melhores maneiras de se comunicar com ele e trace um plano para que o app seja realmente incorporado à rotina do seu negócio como um efetivo instrumento para a empresa.

2 – Canal de vendas

Ter um e-commerce oferece várias vantagens para o seu negócio. Com ele, você tem uma completa estrutura para deixar os seus produtos expostos aos potenciais clientes e, então, realizar a venda.

Na loja virtual, a empresa tem controle sobre todas as funcionalidades – ou, pelo menos, mantém uma margem de domínio bem grande sobre boa parte delas.

Sendo assim, o e-commerce ainda é uma excelente opção para estar no mercado virtual.

É certo que o WhatsApp vem aperfeiçoando as suas funções comerciais. Mas, a qualquer momento, isso pode ser alterado e, portanto, não é recomendado focar todas as suas estratégias e os seus esforços de vendas no app. 

O mais indicado é que você consiga fazer com que o aplicativo de mensagens possa ser um complemento ao plano estratégico do seu negócio.

Mas, fique atento: ignorar completamente o WhatsApp pode ser um erro fatal para as vendas do seu e-commerce!

O catálogo comercial do WhatsApp é uma ferramenta que deixa clara a conexão que pode existir entre o app e a sua loja virtual. Nele, você pode adicionar os produtos e/ou serviços comercializados pela sua empresa, colocando fotos e descrições e, além disso, o link para a compra diretamente no e-commerce.

Então, estude e avalie como as funcionalidades do aplicativo podem somar receita para o seu negócio.

3 – Listas de transmissão

Uma alternativa bem interessante para você alavancar as vendas no seu site é a utilização de listas de transmissão.

O recurso permite que você escolha vários contatos e faça o envio individual de mensagens para cada um dos participantes da lista.

Assim, em vez de ter que participarem de um grupo para ter acesso ao conteúdo, os membros vão recebê-los diretamente em uma janela de conversa, de maneira privada.

Observe que, para que o envio de mensagens seja feito adequadamente, a pessoa interessada deve adicionar o número de WhatsApp criador da lista de transmissão, ok? Sem isso, mesmo que adicionado à lista, o contato não vai receber os conteúdos enviados.

A lista de transmissão é uma ótima alternativa para o seu e-commerce porque é um excelente canal de comunicação dentro do WhatsApp.

Você pode criar listas segmentadas de acordo com o perfil do seu cliente ou prospect. Por exemplo, é possível selecionar apenas compradores inativos e criar campanhas especiais para tentar novas vendas com este grupo de pessoas.

Com as listas, dá para enviar promoções, novidades, ofertas, cupons de descontos, avisos e diversas outras mensagens para o seu público-alvo.

4 – Grupos

Os grupos de WhatsApp também podem trazer mais negócios para o seu e-commerce. Afinal, eles são um espaço em que você pode reunir centenas de pessoas interessadas na sua marca.

Uma dica importante para o gerenciamento de grupos é: não fale apenas sobre seu produto! Use este ambiente digital, recheado de prospects e clientes, para apresentar mais do que apenas a oferta final da empresa.

Então, leve assuntos relacionados ao contexto geral da marca, fale sobre dicas de uso dos itens vendidos, apresente a equipe e traga as pessoas para mais próximo do seu negócio.

Manter a conversa ativa em grupos de WhatsApp – e, especialmente, de maneira saudável – , é um verdadeiro desafio de comunicação, nos dias de hoje.

No entanto, com a criação de um plano com boas pautas, cronograma de envios e uma gestão eficiente, este ambiente pode trazer mais vendas e melhores resultados para o seu negócio.

Grupos Inteligentes

Quando o número de grupos aumenta, pode ser uma missão quase impossível administrar tantas pessoas. 

Pense com a gente: 1 grupo pode ser preenchido por até 256 membros. Se a sua empresa mantiver 4 grupos, já são mais de 1000 participantes para deixar a conversa ativa e gerenciar os conteúdos.

Por isso, o Grupos Inteligentes é uma excelente ferramenta para auxiliar na administração destes espaços no WhatsApp.

Com ele, você consegue direcionar novos membros para serem adicionados aos grupos certos, de acordo com os seus critérios.

Assim, é possível convidar várias pessoas para os grupos de WhatsApp do seu e-commerce e acondicioná-las adequadamente, sem que ninguém fique de fora.

Conheça, agora mesmo, todos os serviços e as soluções do Grupos Inteligentes.

5 – Mensagens sobre pedido e sobre entrega

Por fim, você pode ter o WhatsApp como um grande aliado no envio de mensagens sobre o status do pedido e da entrega. “Como isso é possível?”, você deve estar se perguntando.

Existem algumas ferramentas que fazem a integração direta da sua loja virtual com o aplicativo de mensagens, como é o caso do Saiu pra Entrega.

Então, sempre que uma pessoa fizer a compra no seu e-commerce, receberá informações sobre cada movimentação do pacote diretamente no número do WhatsApp indicado.

Assim, o lojista precisa ter estas ferramentas configuradas e integradas à loja e à conta de WhatsApp da empresa. 

Para fazer o envio de mensagens automáticas para os clientes, você precisa ter conta no Notificações Inteligentes. Logo abaixo, você verá detalhes sobre seus serviços:

Notificações Inteligentes

O Notificações Inteligentes é um sistema que faz integração direta entre e-commerce e WhatsApp. São mais de 30 plataformas de loja virtual atendidas – como Shopify, WooCommerce, Kapsula, Hotmart, Simplo 7 e outros.

Com a ferramenta, é possível enviar mensagens de maneira 100% automática sobre:

  • Mudança do status do pedido
  • Mudança do status da entrega
  • Lembrador de vencimento de boletos

Além disso, o Notificações Inteligentes possui um sistema capaz de evitar o envio repetitivo ou desconexo de mensagens.

Seu cliente receberá as notificações certas sobre o pacote e sobre o pagamento do boleto, sem desvio de informação ou cobranças indevidas. 

Ou seja, a sua empresa terá um serviço automatizado, prático e que trará mais eficiência para as suas atividades com o e-commerce.

Então, se você quer agilizar o seu atendimento, mantendo o comprador sempre bem informado sobre a movimentação da sua compra enquanto a loja economiza tempo, precisa conhecer todas as funções do Notificações Inteligentes.

WhatsApp para e-commerce: dicas para ter melhores resultados

Agora que você já sabe que WhatsApp e loja virtual podem funcionar muito bem juntos, trouxemos algumas dicas especiais para você potencializar a junção destes dois canais.

Veja, a seguir, como utilizar o aplicativo de mensagens para ter ainda melhores resultados com o seu e-commerce:

    • Defina um objetivo claro na construção do elo entre WhatsApp e loja virtual
      Qual vai ser a principal função do app: comunicação, comercial, atendimento ou qual outra? Com base neste objetivo, será desenvolvida e trabalhada toda a estratégia de coordenação do aplicativo com o e-commerce.
    • Em seguida, estabeleça critérios e resultados esperados
      Quantos contatos você espera realizar, por dia? Caso o foco sejam as vendas, qual o número de novas operações? Quantas conversas serão iniciadas e finalizadas diariamente? Ao definir números, ficará muito mais fácil avaliar se o WhatsApp está trazendo resultados reais para a loja virtual.
  • Estude seu público e crie um plano de ações
    E, agora, o que você deve efetivamente fazer? Qual tipo de conteúdo será enviado? Será que os contatos respondem melhor a imagens, vídeos, mensagens de texto, de voz ou a que tipo de material? Pense cuidadosamente sobre o que a empresa precisa enviar, faça testes e consolide a sua comunicação no aplicativo.
  • Coloque a mão na massa e avalie os resultados
    Depois de tudo elaborado, comece a enviar as mensagens, ofertas e conteúdos que você planejou. Avalie os melhores canais – como envio individual, em lista de transmissão e em grupo – e analise a resposta que seu público tem dado. Veja se aqueles números inicialmente determinados têm sido alcançados. Sempre que necessário, faça ajustes, realinhe a rota e, então, encontre os melhores resultados para a união de esforços do WhatsApp e do e-commerce.

Saiba mais sobre WhatsApp Marketing com o Método Mestre do WhatsApp

Como você viu, o WhatsApp pode trazer mais chances de negócios para o seu e-commerce. Com todas as suas funções e ferramentas integradas, o uso certo do aplicativo tem a capacidade de melhorar os resultados da sua loja virtual.

Mas, as possibilidades de utilização do app vão muito além do que falamos até aqui. Existem infinitas maneiras de aperfeiçoar o seu atendimento, comercial, comunicação e pós-venda utilizando o mensageiro.

Quer saber como aprimorar o uso do WhatsApp e gerar mais negócios com o seu e-commerce? Então, você precisa conhecer o exclusivo Método Mestre do WhatsApp.

Com ele, você terá os meios e o conhecimento necessários para duplicar as suas vendas. O método selecionou as melhores técnicas e táticas utilizadas pelas maiores empresas do comércio virtual.

Assim, com a exclusiva metodologia, você terá a chave do sucesso para o uso do WhatsApp em benefício do seu e-commerce.

Entre em contato agora e saiba como ampliar os horizontes do seu negócio com o Método Mestre do WhatsApp.

Você também pode ver:

Não perca nenhuma novidade!