março 31

WhatsApp Marketing: Veja Como Fazer e Quais Ferramentas Usar

Você sabia que 99% dos brasileiros que têm smartphone utilizam o WhatsApp? A popularidade do aplicativo de mensagens é uma porta de entrada importantíssima para os negócios – e, portanto, uma excelente ferramenta de Marketing.

Mas, para ter sucesso com a captação e retenção de novos contatos, leads e clientes pelo app, você precisa conhecer algumas estratégias, técnicas e ferramentas específicas.

Ao utilizar adequadamente o aplicativo, você tem chances reais de gerar relacionamentos e conexões mais profundas com as pessoas. Dessa forma, pode potencializar a venda dos seus produtos e/ou serviços de forma dinâmica pelo WhatsApp.

Pensando nisso, reunimos as melhores dicas e ferramentas para que você tenha sucesso na implementação de estratégias de Marketing ao utilizar o WhatsApp no seu negócio.

Acompanhe com a gente e descubra tudo sobre WhatsApp Marketing!

WhatsApp Marketing – o que é

WhatsApp Marketing é um termo que define as estratégias de Marketing direcionadas para o uso do aplicativo mensageiro.

Mas, não trata-se de um tema totalmente novo. Estamos falando de conceitos, técnicas e ferramentas do Marketing sendo aplicadas na utilização do WhatsApp.

Como você sabe, o WhatsApp é um aplicativo de envio e recebimento de mensagens de maneira totalmente online. Por ele, também podemos enviar e receber fotos, vídeos, áudios e diversos outros conteúdos.

Em 2018, a empresa lançou o WhatsApp Business com funções inéditas voltadas para empresas, negócios e profissionais. Assim, foram acrescentadas funcionalidades como catálogo de produtos e serviços, envio de mensagens automáticas e horário de funcionamento.

Então, se você tem uma empresa ou quer fazer qualquer tipo de venda pelo app, deve usar a versão Business, está bem? Inclusive, se você fizer negociações profissionais pelo aplicativo pessoal, sua conta poderá ser banida do WhatsApp. 

Assim, sempre use o WhatsApp Business para fazer negócios pelo app.

Você já deve conhecer essas informações sobre a ferramenta, certo?

Mas, e sobre Marketing? 

Apesar de o termo ser tão falado, é necessário revisar seus conceitos principais para a gente prosseguir.

Marketing é o estudo dos mercados em que seu negócio está inserido. Então, analisam-se os clientes, concorrentes, fornecedores e todos os outros elementos que possam interferir na empresa. 

Mais do que apenas estudar o comportamento, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, a pesquisa serve para pensar em soluções que tragam sucesso para o negócio.

Juntando as duas informações, podemos dizer que o WhatsApp Marketing é a elaboração de estratégias que fortaleçam o posicionamento da empresa no mercado usando o aplicativo.

Antes de prosseguirmos, lançamos uma pergunta: como você acha que seu negócio pode melhorar utilizando o mensageiro?

Veja, a seguir, informações que podem te ajudar a responder a questão.

Estratégias de WhatsApp Marketing 

Vamos falar sobre maneiras efetivas de aplicar o WhatsApp Marketing em seu negócio. Curioso para saber como colocá-lo em prática? Então, acompanhe!

1 – Conheça seu público-alvo

Para quem você pretende vender? Você sabe quem são essas pessoas? O que elas esperam do seu produto ou serviço? 

Além de conhecer o público-alvo, você precisa entender como ele se relaciona com o aplicativo para, então, criar estratégias efetivas de venda.

Seu cliente pode, por exemplo, recusar o recebimento de áudios ou ligações de voz. Nesse sentido, é importante traçar um perfil do público e seu comportamento no WhatsApp.

2 – Trace objetivos

Agora, o que você espera realizar com o uso do mensageiro? Para algumas empresas, ele pode ser um excelente canal de atendimento para responder os clientes. Para outras, pode funcionar como mais um canal de vendas.

Portanto, saiba exatamente o seu objetivo ao utilizar o WhatsApp como ferramenta de Marketing para, assim, seguir para a próxima etapa.

3 – Defina as estratégias do plano de Marketing

Sabendo quais são suas expectativas com o aplicativo, você deve elaborar estratégias para a sua utilização.

Podemos entender um plano estratégico de Marketing como um roteiro de viagem: você tem o destino, as rotas possíveis, recursos, tempo e precisa definir como vai chegar do seu local atual até o destino.

Com o planejamento de Marketing é o mesmo. Assim, você precisa pensar em maneiras que levarão a empresa da sua atual posição para àquela desejada. Isso é pensar estrategicamente!

4 – Coloque em prática

Nesse ponto, você conhece seu público-alvo, seu objetivo e maneiras para alcançar os resultados esperados. Então, comece os trabalhos e observe a resposta dos usuários.

Uma empresa que usa o app como canal de atendimento pode, por exemplo, ter como objetivo reduzir o tempo de resposta.

Para isso, ela pode mapear as principais perguntas recebidas. Em seguida, criará um banco de respostas que poderá ser acessado facilmente pela sua equipe, agilizando o atendimento.

5 – Analise os resultados

Depois de tudo isso, monitore os resultados encontrados. Crie métricas que possam ser acompanhadas – ou seja, indicadores ou números que possam ser analisados.

Esteja sempre atento ao que dá certo e ao que dá errado para replicar ou corrigir tarefas e funções.

3 Dicas e Ações de WhatsApp Marketing

Como você viu, o WhatsApp Marketing é um processo contínuo que exige estudo e prática. Então, é necessário ser cuidadoso na elaboração de boas estratégias ao utilizar o aplicativo de mensagens.

Para facilitar o processo, trouxemos algumas ações que otimizam o uso estratégico do WhatsApp no seu negócio e trazem melhores resultados para ele. Confira:

Tenha uma excelente comunicação

A comunicação no WhatsApp precisa ser adequada ao seu público-alvo. Assim, pense na linguagem que deve utilizar, no tom de voz e no conteúdo a ser enviado.

Além disso, analise os melhores horários e tipos de materiais que podem ser de interesse do seu público.

Uma dica de ouro é deixar o atendimento online o mais humanizado possível, dentro das expectativas do seu lead ou cliente.

Seja mais do que apenas “comercial”

Existem marcas que utilizam os meios de comunicação somente para divulgar novos produtos ou serviços. Esse tipo de abordagem é ultrapassada e, em muitos casos, intolerada pelo público-alvo.

Pense bem: você, como usuário comum do WhatsApp, bem provavelmente não quer receber uma enxurrada de mensagens que mais parecem um encarte de supermercado, não é mesmo?

Assim, tenha um comportamento agradável e positivo com os seus leads e clientes no WhatsApp. Além de produtos e serviços, envie promoções, cupons e descontos mas, também, puxe conversas e fale sobre temas que sejam agradáveis a seu público. 

Se você comercializa um produto de moda, por exemplo, traga novas tendências da estação.

Caso a sua venda seja um infoproduto de investimentos, você pode enviar informações atualizadas diariamente – como a cotação de moedas estrangeiras, índices financeiros e outros.

Automatize funções

Muitas funcionalidades do app já podem ser automatizadas – ou seja, enviadas sem que você precise manipulá-las em tempo real.

Uma delas é o envio de mensagens automáticas de ausência. Para usar a funcionalidade, é necessário estabelecer horários de funcionamento da empresa no WhatsApp.

Em seguida, elabore mensagens que serão enviadas automaticamente aos usuários que entrarem em contato com a empresa fora deste horário definido.

Outra opção são as mensagens automáticas de saudação. Assim, sempre que uma pessoa enviar a sua primeira mensagem para seu número ou entrar em contato após 14 dias de inatividade, a ferramenta responde de forma automática com a mensagem previamente elaborada.

 

Ferramentas Poderosas para usar no WhatsApp Marketing

Percebe o quanto você já evoluiu sobre o WhatsApp Marketing até aqui? Falamos sobre os conceitos, sobre como criar estratégias e demos dicas práticas para que você execute o estudo dos mercados em seu negócio.

Como você pode perceber, chegar até este ponto requer bastante análise dos clientes e outros stakeholders, além das funcionalidades do aplicativo.

Mas, a prática pode ser simplificada se você utilizar ferramentas que agilizem diversas tarefas do app. Com apenas algumas configurações, é possível facilitar o dia a dia do atendimento e das vendas realizadas por intermédio do mensageiro.

Quer saber quais são essas ferramentas? Separamos, a seguir, detalhes sobre o uso do Notificações Inteligentes, Grupos Inteligentes e Saiu Pra Entrega como facilitadores das suas estratégias de Marketing no WhatsApp.

Notificações Inteligentes

O Notificações Inteligentes é um recurso extraordinário para quem faz vendas de produtos, serviços e infoprodutos utilizando o WhatsApp.

Podendo ser integrado a mais de 30 plataformas – como WooCommerce, Shopify, Mercado Livre e Monetizze – o Notificações Inteligentes permite que sejam enviadas mensagens automáticas para seus contatos.

Confira situações em que o sistema envia automaticamente mensagens para os seus clientes: 

  • Abandono de carrinho
  • Vencimento de boletos
  • Compras aprovadas
  • Rastreamento de pacote

 

Além disso, o Notificações Inteligentes tem funções como atendimento múltiplo e sincronização dos leads com a agenda do Google, facilitando a rotina da sua empresa.

Com o sistema, você pode quadruplicar o desempenho da equipe de atendimento, aumentar em 80% a conversão dos boletos e, é claro, ter clientes muito mais satisfeitos.

Grupos Inteligentes

Se você utiliza grupos no WhatsApp para se comunicar com seu público-alvo, precisa conhecer as funcionalidades e facilidades do Grupos Inteligentes

O sistema, após ser configurado, faz a distribuição dos novos leads e contatos de acordo com a sua predefinição.

Dessa forma, todos os novos interessados serão direcionados adequadamente para grupos que tenham vagas disponíveis.

Caso não existam lugares para esses contatos, você pode configurar o sistema para alocar essas pessoas a páginas específicas.

Assim, o Grupos Inteligentes proporciona maior autonomia na hora de distribuir os novos membros, permitindo que sejam direcionados corretamente aos grupos de WhatsApp do seu negócio.

Saiu Pra Entrega

Por fim, uma terceira ferramenta extremamente útil para quem faz envios de mercadorias por Correios ou outras transportadoras é o Saiu Pra Entrega.

De forma automática, o sistema envia mensagens por WhatsApp, SMS e e-mail aos clientes informando sobre a movimentação dos pacotes despachados.

Com uma configuração simplificada, o Saiu Pra Entrega é integrado a diversas plataformas de e-commerce, de transportadoras e outras ferramentas virtuais.

WooCommerce, Shopify, Simplo 7, Kapsula, Correios, Jadlog, Yampi e Convertpack são apenas alguns exemplos de sistemas com os quais o Saiu Pra Entrega pode fazer integração.

Em seguida – e conforme as configurações realizadas – será possível enviar mensagens aos clientes de maneira automatizada sobre o rastreamento de suas compras.

A ferramenta agiliza – e muito! – a tarefa rotineira da sua equipe de atendimento.

Assim, seus colaboradores podem focar em atividades que agreguem mais à empresa e seus clientes ficam satisfeitos por conseguirem acompanhar os movimentos do produto comprado.

Como aprender mais sobre WhatsApp Marketing

Vamos retomar alguns pontos que levantamos até aqui?

O Marketing é uma extensa e profunda análise do mercado em que sua empresa está inserida e, entre tantos outros meios, pode utilizar o WhatsApp como ferramenta de comunicação.

O aplicativo é massivamente usado no Brasil e, portanto, torna-se uma imprescindível forma de criar e estreitar laços com seu público-alvo.

Vimos, ainda, que essa relação precisa de pesquisa e empenho para que possa se desenvolver de forma natural e saudável.

Portanto, estudar o público-alvo e a maneira como ele se conecta no WhatsApp é fundamental para qualquer organização que deseja ter bons resultados com o uso do app.

Mas, além disso, é preciso ter claros os objetivos de negócio e, então, definir estratégias para o seu alcance. Feito isso, é colocar a mão na massa e analisar criteriosamente os resultados encontrados.

Você viu, ainda, que é preciso ter uma comunicação efetiva e humanizada ao utilizar o aplicativo, atraindo e retendo a atenção do seu público. 

Conferiu, também, que as automatizações podem ser um verdadeiro trunfo de agilidade e produtividade para a sua equipe de atendimento.

Apresentamos poderosas ferramentas para facilitar seu WhatsApp Marketing, que são:

  1. Notificações Inteligentes
  2. Grupos Inteligentes
  3. Saiu Pra Entrega

 

Mas, você pensa que acabou por aí? Está enganado! O WhatsApp Marketing é recheado de conceitos, estratégias e táticas que vão aperfeiçoar seu posicionamento como negócio na internet.

Assim, para se manter bem posicionado no mercado, fazer bons atendimentos e boas vendas utilizando o aplicativo, você precisa aprofundar seus conhecimentos no tema.

Quer saber como aperfeiçoar suas técnicas de Marketing para o WhatsApp? Então, fique atento às novidades

Estamos preparando um completo e exclusivo curso sobre WhatsApp Marketing.

Se você tem interesse, entre, agora mesmo, para a nossa selecionada lista de espera. Aguardamos por você!

Você também pode ver:

Por que utilizar o WhatsApp Business no seu negócio

Guia do lançamento meteórico no WhatsApp – passo a passo

Não perca nenhuma novidade!

Tirar dúvidas
Precisa de ajuda?