WhatsApp Marketing para Dentistas

Sem sombra de dúvidas, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de Marketing e de comunicação entre clientes e empresas. Para os dentistas, o aplicativo de mensagens também pode ser um excelente canal para que os profissionais e seus pacientes mantenham uma boa relação.

Mas, é preciso ficar atento! O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais elaboraram diretrizes próprias relacionadas a anúncios, propagandas e publicidade.

Neste pacote de regras e penalidades, o uso do WhatsApp precisa ser feito com responsabilidade profissional. 

Portanto, ao mesmo tempo em que se busca bons resultados para o atendimento em clínicas e consultórios com o uso do aplicativo, é necessário observar o Código de Ética do CFO. 

Então, se você quer saber como elaborar boas estratégias de Marketing usando o WhatsApp para dentistas, continue com a gente. 

Por aqui, você vai descobrir o que pode e o que não pode ser feito, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia e, ainda, como trazer vantagens para os negócios com o uso do app de mensagens. Confira!

WhatsApp Marketing para Dentistas

Você sabia que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones, no Brasil? Pois a recente pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box” apontou que o app de mensagens é o favorito dos brasileiros.

Além disso, o estudo mostrou que 93% dos usuários do WhatsApp acessam o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, todos os dias da semana.

Estes dados indicam que o app é muito bem aceito pelos brasileiros e, dessa forma, tornou-se um excelente meio para que compradores e marcas possam se comunicar de maneira ágil e prática.

O uso do aplicativo por dentistas, no entanto, deve seguir as regras determinadas pelo Conselho Federal de Odontologia e as determinações dos conselhos regionais da profissão.

Por isso, é necessário ter bastante atenção quanto ao conteúdo enviado pelo aplicativo e a maneira como ele é feito.

Então, antes mesmo de pensar sobre as estratégias de WhatsApp Marketing, precisamos saber o que é proibido e o que é permitido para profissionais de Odontologia, certo?

Foi pensando nisso que selecionamos as principais diretrizes elaboradas pelo CFO em relação a anúncios, propaganda e publicidade no WhatsApp. Confira!

O Código de Ética Odontológica do Conselho Federal de Odontologia (CFO)

De acordo com o próprio documento do Conselho Federal de Odontologia:

“O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas”.

Por esta razão, todos os profissionais citados devem seguir as regulações descritas no código, sob a pena de sofrer as sanções também definidas pelo CFO.

O capítulo XVI do Código de Ética é totalmente destinado à regulação de anúncios, propaganda e publicidade feita por profissionais da saúde bucal – e é a ele que vamos nos ater, por aqui.

Para ter acesso ao conteúdo completo, basta visitar o site do Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia.

Logo abaixo, selecionamos as principais informações a que você precisa ficar atento quando o assunto é o uso do WhatsApp por dentistas. Acompanhe!

WhatsApp para Dentistas – o que não pode

Antes de tudo, é necessário mencionar que o CFO, de acordo com o artigo 42 do Código de Ética, proíbe a realização de anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral por:

  • Técnicos em prótese dentária;
  • Técnicos em saúde bucal;
  • Auxiliares de prótese dentária;
  • Laboratórios de prótese dentária.

Para eles, existe um conteúdo específico no documento do conselho e, portanto, todas as regras que vamos comentar, logo a seguir, são relativas aos demais profissionais de Odontologia mencionados pelo CFO, está bem?

Agora, vamos falar sobre o que o conselho caracteriza como concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Para o CFO, no inciso XIV do artigo 44, entram neste comportamento a “divulgação e a oferta de serviços odontológicos com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes”, através de:

  • Cartão de descontos;
  • Caderno de descontos;
  • Mala direta via internet;
  • Sites promocionais ou de compras coletivas;
  • Telemarketing ativo à população em geral;
  • Stands promocionais;
  • Caixas de som portáteis ou em veículos automotores;
  • Plaqueteiros;
  • Entre outros.

Isto é, qualquer atividade feita pelo dentista como anúncio, propaganda e publicidade e que se encaixe nestes tipos de divulgação mencionados acima fere o Código de Ética do CFO.

Sobre isso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) reforça que o contato feito via WhatsApp apenas pode ser feito com pessoas que já integram a carteira de clientes do dentista.

Afinal, se ele for feito com quem ainda não é cliente do profissional odontológico, será considerado infração ética, sob pena de aliciamento de pacientes e de concorrência desleal.

Outra observação feita pelo CRO-SP é que, no WhatsApp, não é permitida a comunicação de diagnósticos, planos de tratamento, prescrições medicamentosas e promoções, já que ela pode caracterizar ato ilícito.

WhatsApp para Dentistas – o que pode 

Agora, a gente vai entender o que deve e o que pode ser feito na comunicação de dentistas com seus pacientes, via WhatsApp.

Então, em primeiro lugar, é preciso mencionar que o CFO determina, obrigatoriamente, que anúncios, propaganda e publicidade veiculados por profissionais de Odontologia devem conter:

  • Nome da pessoa física ou jurídica;
  • Número de inscrição da pessoa física ou jurídica;
  • Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista;
  • Nome das demais profissões auxiliares regulamentadas.

Entre outras recomendações, o Conselho Federal permite ainda a divulgação de dados, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Endereço eletrônico;
  • Horário de trabalho;
  • Convênios;
  • Credenciamento;
  • Atendimento domiciliar e hospitalar;
  • Logotipo.

Segundo o CRO-SP, em recomendações diretamente relacionadas ao uso do WhatsApp, o profissional de Odontologia pode usar o app para, por exemplo, “enviar lembretes de agendamento, marcação ou cancelamento de consulta e alterações de horários”.

Então, com base nessas diretrizes fornecidas pelos conselhos federal e regionais, vamos trazer dicas para a elaboração de estratégias de Marketing com o uso do WhatsApp por dentistas. Veja!

Dicas para WhatsApp Marketing para Dentistas

Para que você possa ter bons resultados com o Marketing para profissionais de Odontologia é necessário, primeiramente, entender o que o tema verdadeiramente significa.

Marketing não se caracteriza apenas como “vendas e propaganda”. Ele é um estudo aprofundado sobre o mercado do qual a organização faz parte.

Nesse sentido, é importante entender, por exemplo, quem são os clientes, concorrentes, fornecedores e outras forças que atuam sobre o trabalho profissional.

Em relação aos clientes, particularmente, o estudo avalia qual é o perfil destas pessoas, como elas gostam de ser atendidas, quais os tipos de pagamento são mais adequados, com que frequência elas compram os produtos ou serviços e assim por diante.

A análise permite que o profissional consiga compreender os hábitos destes indivíduos e de que maneira é possível fazer uma entrega de qualidade e que atenda as suas expectativas. 

Indo além, o Marketing dá ferramentas ao profissional para que o cliente fique realmente encantado com o serviço prestado.

Então, como você viu, é possível utilizar estratégias de Marketing para melhorar o atendimento e, dessa forma, fazer entregas de excelência aos pacientes sem ferir as normas do Código de Ética do CFO.

A seguir, você vai conferir maneiras de utilizar o WhatsApp para encantar os clientes dos profissionais de Odontologia.

1 – Identifique o perfil do seu cliente

Esta é a primeira atividade que você precisa fazer para que as suas estratégias de Marketing sejam efetivas. 

Para isso, analise o perfil da sua clientela atual e de que maneira ela gostaria de receber os serviços odontológicos.

Pode ser que, por exemplo, o profissional atenda a um grande número de pacientes infantis. Mas, neste caso, a comunicação acaba se voltando para os pais destas crianças.

Assim, é importante identificar quem são os clientes e como o dentista pode executar um excelente atendimento.

Além disso, entenda como essas pessoas se relacionam com o app. Vimos que o WhatsApp é o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros. Mas, de que forma os seus clientes fazem uso deste aplicativo? 

Assim, pense em respostas a perguntas, como:

  • Eles preferem receber mensagens por texto ou por áudio?
  • Os pacientes gostam mais de enviar mensagens textuais ou de voz?
  • Como eles lidam com ligações de voz e vídeo pelo app?
  • Como pode ser a resposta dos clientes a envios de imagens e vídeos?
  • Entre outras.

Para saber estas respostas, você pode avaliar conversas antigas e, ainda, realizar pesquisas diretamente com os pacientes.

Ao saber como os clientes se relacionam com o WhatsApp, ficará muito mais fácil elaborar estratégias assertivas de Marketing. 

2 – Conheça as funcionalidades do WhatsApp

Você realmente conhece tudo o que o WhatsApp pode oferecer como aplicativo de mensagens?

O app vem aprimorando as suas funcionalidades há anos, a fim de atender tanto às necessidades de usuários comuns, quanto para ser útil a empresas, marcas e profissionais.

Foi por isso que, em 2018, o aplicativo lançou a sua versão WhatsApp Business, com mais funções e com características destinadas ao uso organizacional.

Dentre elas, podemos começar mencionando o perfil comercial. Na versão comum do app, só é possível adicionar o nome de usuário e um recado, certo?

Já com o WhatsApp Business, você consegue criar um perfil com mais informações e, assim, pode deixar seus pacientes devidamente informados ao entrar em contato com a conta profissional.

Veja o que é possível inserir no perfil comercial do WhatsApp Business:

  • Nome da empresa ou do profissional de Odontologia;
  • Descrição da empresa;
  • Categoria – como Medicina e Saúde;
  • Endereço comercial;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail profissional;
  • Site da empresa ou do dentista.

Com esses campos completos, os pacientes já terão acesso a muitas informações sobre o funcionamento da clínica. Dessa maneira, com o simples preenchimento destes dados, o atendimento pode ser agilizado e facilitado.

3 – Crie um fluxo de atendimento

Certamente, você já está acostumado a receber algumas mensagens muito parecidas, não é verdade?

Pedido de marcação de consulta, solicitação de troca de agendamento, informação sobre convênios aceitos e várias outras perguntas podem ser habituais para o dentista.

Portanto, junte as informações que você tem sobre o perfil do cliente e sobre as funcionalidades do WhatsApp e, em seguida, elabore um fluxo de atendimento pelo aplicativo.

Para isso, selecione os questionamentos mais comuns e já deixe prontas as explicações para eles. Depois, organize a ordem de perguntas e respostas para facilitar a comunicação pelo app. 

Você vai observar que este fluxo poderá agilizar os atendimentos e, além disso, permitirá responder os clientes com mais qualidade.

4 – Faça um acompanhamento próximo

Como vimos, enviar lembretes de agendamento, marcar ou cancelar atendimentos, além de fazer mudanças nos horários são algumas das atividades que o dentista pode fazer no WhatsApp.

Assim, a comunicação virtual com pacientes pode se tornar muito mais prática, rápida e efetiva com o uso do aplicativo de mensagens.

Para que este atendimento realmente possa surtir efeito e ter bons resultados, é preciso ficar de olho.

Então, observe como estão as taxas de resposta e verifique a opinião dos clientes. Sempre que possível, converse com eles, faça pesquisas e tente entender como você pode atendê-los com mais agilidade, efetividade e excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *