Por que você deve usar grupos de WhatsApp para vender?

Se você ainda não utiliza grupos no WhatsApp para vender ou já usa, mas quer dar um up na funcionalidade, precisa ver este conteúdo.

A seguir, listamos 7 motivos que vão te convencer de que os espaços no aplicativo de mensagens podem ser muito lucrativos para o seu negócio.

Além de impulsionar as vendas de maneira direta, a utilização correta dos grupos tem o poder de estreitar a relação com seus leads e clientes, aumentando o tempo de relacionamento do seu público com a marca.

Você vai conferir, ainda, de que forma é possível vender nos grupos de WhatsApp com 4 modelos de lançamentos de infoprodutos e produtos. 

Quer saber por que utilizar os grupos do WhatsApp para vender mais e como impulsionar seus negócios neste app? 

Então, continue com a gente e saiba como fazer do aplicativo uma verdadeira máquina de vendas para o seu empreendimento.

7 Motivos para usar os grupos de WhatsApp para vender

Os grupos de WhatsApp são uma maneira simples e fácil de reunir pessoas e trocar conteúdos. A funcionalidade do app de mensagens permite que até 256 pessoas sejam adicionadas ao mesmo grupo facilitando, assim, a comunicação entre centenas de participantes.

Em muitos casos, este limite é baixo para as marcas e, dessa forma, criam-se vários grupos a fim de poder atender a todos os interessados (leads) nos infoprodutos, produtos ou serviços ofertados.

Talvez você ainda esteja receoso sobre os efeitos positivos destes ambientes online. Pode ser, ainda, que a sua rotina atarefada não tenha espaço para mais este compromisso.

Seja qual for a razão que impede você de utilizar os grupos de WhatsApp para aumentar as suas vendas, é importante repensar esta ausência virtual.

Atualmente, boa parte das nossas vidas está na internet, não é verdade? Abertura e movimentação de contas bancárias, acompanhamento de processos, busca por documentos, emissão de impostos, entrega de declarações e tantas outras atividades rotineiras são realizadas de maneira totalmente online.

Então, por que o seu negócio deve permanecer fora da web? Criar uma presença digital forte é possível e, cada vez mais, necessário.

Os grupos de WhatsApp são uma forma para você colocar seu negócio na internet, se relacionar com seus clientes com mais proximidade e, então, vender mais.

Veja, a seguir, 7 motivos para utilizar a funcionalidade do aplicativo e realizar boas vendas pela web:

1 – O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros

Você sabia que o WhatsApp é o app de mensagens mais popular do Brasil? De acordo com recente pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares ativos no país.

Dessa forma, manter a sua marca atuante no aplicativo é primordial para atender ao seu público-alvo. Afinal, certamente ele utiliza o WhatsApp de alguma maneira para se relacionar com pessoas e marcas.

Além disso, o estudo apontou que 76% dos usuários usam o app para se comunicar com empresas e 52% deles compram produtos ou serviços utilizando o WhatsApp.

Dessa maneira, se você está em busca de um canal para se comunicar com seu público-alvo com grande alcance, pode apostar no WhatsApp como este meio de comunicação. 

2 – O app tem funções específicas para negócios e vendas

Foi lançada em 2018 a versão WhatsApp Business do aplicativo de mensagens. Direcionado para empresas, marcas e profissionais autônomos, o modelo tem várias funcionalidades voltadas para negócios.

Podemos citar, por exemplo:

  • Catálogo de produtos e serviços, com carrinho de compras
  • Etiquetas para classificar as conversas
  • Perfil comercial, com site, e-mail, horário de funcionamento e outros

Assim, você pode ter uma conta profissional separada do seu uso pessoal do WhatsApp. Neste número, será possível concentrar todas as conversas com leads, prospects e clientes de maneira organizada e facilitada.

3 – Atendimento 24h por dia, 7 dias por semana com o aplicativo

No WhatsApp Business, você tem uma espécie de “atendente virtual” que trabalha a favor do seu empreendimento.

Ao ativar e configurar 2 funções da versão de negócios, seus clientes receberão mensagens automaticamente mesmo quando você não estiver pessoalmente atendendo.

São as funções:

  • Mensagens automáticas de ausência
  • Mensagens automáticas de saudação

Os textos previamente definidos serão enviados automaticamente sempre que a sua conta receber mensagens fora do horário de atendimento e quando uma pessoa entrar em contato pela primeira vez com o seu número de WhatsApp. 

Ou seja, ninguém ficará desassistido ainda que o seu atendimento não esteja efetivamente funcionando.

Para realizar a configuração das mensagens automáticas, basta ir até as “Ferramentas Comerciais” do WhatsApp Business.

4 – WhatsApp Pay já é uma realidade

Em 2021, o WhatsApp anunciou a implantação do seu método de pagamento realizado dentro do aplicativo: o WhatsApp Pay.

 

O sistema está sendo liberado, aos poucos, para usuários do app original. Mas, de acordo com a própria empresa, estão sendo realizados testes para transferências financeiras também no WhatsApp Business.

A ideia é facilitar os pagamentos e recebimentos de dinheiro entre usuários do aplicativo sem que seja necessário sair do app. 

Inicialmente, o WhatsApp Pay efetua transações utilizando apenas cartões de débito e pré-pago aceitos pela plataforma Facebook Pay.

Assim, utilizar grupos de WhatsApp pode facilitar os seus negócios ainda que ele não tenha nenhuma outra fonte de recebimento online. 

Você pode, então, realizar vendas pelo aplicativo e receber os pagamentos por ali mesmo.  

5 – Aproxime-se do seu público-alvo

Um envio estruturado de mensagens pelos grupos de WhatsApp pode ir além do aumento pontual de vendas para o seu negócio.

O uso do aplicativo, com estratégia e um conteúdo interessante, pode fazer com que os clientes estreitem a relação com a marca e tornem este relacionamento muito mais duradouro.

Assim, além da melhora de curto prazo nos números do negócio, você pode ter resultados de médio e longo prazo muito mais satisfatórios ao utilizar os grupos do WhatsApp.

Com conteúdo certo, enviado na linguagem do seu público e em momentos propícios, a utilização do aplicativo pode render uma conexão de sucesso com seus clientes.

6 – Grupos de WhatsApp geram sensação de pertencimento

Você já participou de algum clube, associação ou organização ligada a alguma causa, interesse ou gosto – como estilo musical, causa animal, esportes e dança?

Mesmo que você não tenha feito parte de um grupo como este, deve ter uma ideia de como existe uma relação de proximidade entre os membros.

Isso acontece devido às semelhanças entre os participantes, às crenças similares, aos hábitos parecidos e aos objetivos que se conectam.

Os seus clientes também têm algo em comum entre si. O primeiro ponto de encontro é, sem dúvida, a sua marca.

Então, encontre outras semelhanças do seu público-alvo e trabalhe isto de forma a gerar o sentimento de pertencimento. 

Quando todos têm algo para trocar entre si, a conversa fica muito mais engajada e isso pode gerar excelentes resultados para o seu negócio.

Clientes engajados e que se sentem pertencentes a algo tendem a ser mais fiéis à marca, construindo um sólido relacionamento de longo prazo.

7 – Automatização de funções básicas de atendimento

Além de todas estas incríveis possibilidades que você tem ao utilizar os grupos do WhatsApp, ainda existe outra grande vantagem: automatização de funções.

Com o uso de sistemas especificamente desenvolvidos para automatizar certas tarefas do app, você pode enviar mensagens automáticas e gerenciar múltiplos grupos, por exemplo.

Veja, a seguir, plataformas para agilizar o uso de grupos de WhatsApp e, assim, vender mais:

  • Notificações Inteligentes: envio automático de mensagens para os clientes, como acompanhamento de pedido, rastreio da encomenda, lembrador de boletos e outras funções.
  • Grupos Inteligentes: distribuição de novos contatos em diferentes grupos do WhatsApp, redirecionando os membros de acordo com configurações pré-determinadas.

 

Como fazer vendas com o WhatsApp utilizando lançamentos

Até aqui, você conferiu várias razões para utilizar o WhatsApp como um novo canal de comunicação com seus clientes e de vendas diretas.

Agora, vamos mostrar a você estratégias comerciais que são muito efetivas para o aplicativo. Os chamados lançamentos são maneiras de realizar picos de vendas em curto espaço de tempo.

Existem várias formas para lançar infoprodutos, produtos e serviços pelo WhatsApp. Mas, todos eles se baseiam, principalmente, na entrega de: Conteúdo de qualidade + Gatilhos.

Ou seja, você deve preparar uma série de materiais em textos, vídeos, imagens e o que mais for possível a fim de alimentar o seu público com informações sobre a oferta.

Este conteúdo deve ser assertivo o suficiente para fazer com que os leads passem de “simples interessados” em seu produto a compradores engajados.

Um dos recursos que mais dá resultado nesta empreitada de convencimento dos contatos são os gatilhos mentais.

Em alguns casos, eles atuam “cutucando a ferida” das pessoas. É seu trabalho, então, apresentar como a sua oferta é capaz de curar esta dor, solucionando o problema do seu público-alvo.

Já em outras situações, os gatilhos despertam sensações nos leads que os fazem responder a sua proposta de maneira mais amigável.

Os principais gatilhos mentais utilizados são:

  • Autoridade
  • Razão
  • Reciprocidade
  • Escassez
  • Urgência
  • Prova Social
  • Comprometimento
  • Pertencimento

A seguir, você vai conferir os principais tipos de lançamento em grupos de WhatsApp. 

Lembre-se de que, em todos eles, você deve apostar em conteúdo rico e gatilhos mentais adequados, ok? 

Lançamento Interno

O lançamento interno é uma estratégia de venda em que o produto é lançado para um grupo seleto de leads.

Essas pessoas já conhecem a oferta ou o produtor, em algum nível. Dessa forma, o trabalho comercial é fortemente baseado em autoridade e escassez, reforçando a urgência da compra.

Nos grupos de WhatsApp, o LI é feito em poucos dias, com conteúdos que fortalecem a imagem do produtor e da oferta, destacando a solução oferecida. 

Lançamento Externo

Já o lançamento externo, como é de se imaginar, é feito para um público maior do que o interno. Assim, ele alcança outras pessoas que ainda desconheciam a oferta vendida.

Por isso, além de todo o trabalho de comunicação e vendas realizado durante o período, você deve ter força para atrair novos contatos.

Assim, uma das estratégias utilizadas no lançamento externo é a formação de parcerias que possam gerar novos leads para o seu produto, infoproduto ou serviço.

Lançamento Semente

Se você ainda não tem uma oferta completamente desenvolvida, pode apostar no lançamento semente. Essa é uma estratégia comercial em que você vende algo ainda não finalizado.

Na realidade, a ideia é testar e validar o seu produto com um público que possa ter interesse nele e, então, aperfeiçoar o protótipo para comercializá-lo.

Uma live no Instagram, por exemplo, pode ser uma ferramenta de lançamento semente. Neste vídeo ao vivo da rede social, você indica sua oferta de maneira simplificada para a audiência.

No WhatsApp, é possível utilizar os grupos para apresentar novas ideias aos participantes. Assim, “lança-se a semente” da sua proposta e você pode entender como o mercado reage a ela.

Lançamento Meteórico

Por fim, o lançamento meteórico é uma estratégia de vendas mais agressiva. O método é dividido em 5 etapas e usa 3 gatilhos específicos, que são: antecipação, pertencimento e escassez.

A meta é fazer com que os interessados comprem a oferta em apenas 5 dias, alcançando taxas de conversão média de 20%.

Basicamente, o lançamento meteórico no WhatsApp é realizado desta forma:

  • Pré-lançamento
  • Preenchimento dos grupos
  • Conversa e Teaser 
  • Pré-abertura da oferta
  • Abertura da oferta

Assim, será necessário criar conteúdos ricos em gatilhos mentais, estruturar os envios, organizar os grupos e manter a conversa entre os participantes até à abertura do carrinho.

Como você pode conferir, os lançamentos são ótimas estratégias para utilizar grupos de WhatsApp e, então, realizar mais vendas.

WhatsApp Marketing para vender mais 

Depois de todos estes motivos para criar grupos de negócios e dos modelos comerciais mais efetivos para WhatsApp, você quer ter detalhes de como vender mais pelo aplicativo?

Então, você precisa conhecer o método Mestre do WhatsApp. Com ele, você vai entender os conteúdos e as ferramentas mais importantes sobre WhatsApp Marketing.

Com materiais práticos e objetivos, sua relação com o aplicativo de mensagens chegará a outro nível em curto espaço de tempo.

Saiba como você pode vender mais com WhatsApp conhecendo, agora mesmo, o método Mestre do WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *