março 31

Guia do lançamento meteórico no WhatsApp – passo a passo

Você sabia que o método de lançamento meteórico no WhatsApp tem taxa média de 20% de conversão? Uma excelente alternativa para dar um gás em suas vendas, não é mesmo?

A metodologia foi criada em 2016 e, desde então, tem gerado ótimos resultados para quem faz lançamentos em produtos, infoprodutos e serviços pelo aplicativo de mensagens.

Dividido em 5 etapas, o lançamento utiliza 3 gatilhos certeiros visando atrair a atenção do público e levá-lo até à ação de compra. 

Assim, em apenas 5 dias, o método promete gerar vendas reais do seu item, estabelecendo conexões rápidas com os leads e efetivando transações vantajosas para o seu negócio.

Quer saber como ter excelentes números de vendas com o lançamento meteórico no WhatsApp? Então, siga sua leitura e descubra detalhes sobre este método.

O que é lançamento meteórico no WhatsApp

Lançamento meteórico é o nome dado à estratégia de vendas realizada pelo WhatsApp que promove um produto, infoproduto ou serviço em grupos no aplicativo. A ideia é que, em somente 5 dias de ação de venda, o seu negócio consiga efetuar transações lucrativas.

Criado por Talles Quinderé em 2016, especificamente para uma promoção pontual de Black Friday daquele ano, o método vem ganhando força entre empreendedores, infoprodutores e afiliados em todo o Brasil.

De acordo com o próprio criador do modelo, ele tem taxa de conversão estimada entre 10% e 30%, segundo observado em adotantes da estratégia.

Foi constatado, ainda, que este modelo de lançamento surtiu efeito em variados segmentos. Apenas profissionais da área imobiliária não obtiveram bons resultados com a técnica.

Mas, para todos os demais tipos de produtos, infoprodutos e serviços, o lançamento meteórico teve ótimos números em vendas.

Basicamente, para levar os leads à ação de compra do item, o método utiliza 3 gatilhos emocionais, que são:

  • Antecipação – criação de expectativa pelo lançamento
  • Pertencimento – formação de grupos sociais e criação de identidade coletiva
  • Escassez – condições especiais em curtíssimo espaço de tempo

O lançamento leva apenas 5 dias e tem se mostrado um verdadeiro sucesso entre os seus adotantes. Mas, por ter ação tão rápida, você precisa se preparar com bastante atenção. 

Então, para isso, fizemos um guia completo com as informações de que você precisa para elaborar o seu lançamento meteórico.

Acompanhe e veja este roteiro com o passo a passo para a criação das suas estratégias de vendas no WhatsApp. Confira!

Como fazer um lançamento meteórico – Roteiro em Passo a Passo

O principal ponto que você deve ter em mente ao se preparar para o lançamento meteórico é que ele é uma forte estratégia de vendas focada em resultados de curtíssimo prazo.

Para isso, é necessário utilizar o WhatsApp, reunindo pessoas em grupos com a melhor organização possível. 

Neles, você deve manter acesos o interesse, a conversa e o desejo de compra da sua oferta e, para isso, será necessário manejar adequadamente alguns gatilhos, nos momentos certos.

A recomendação é que os grupos no WhatsApp tenham gente o suficiente para que o diálogo aconteça de forma saudável. Assim, a sugestão é que eles não ultrapassem a marca de 150 membros.

Ao chegar a este limite, crie outros grupos para realocar os leads. Uma forma bem interessante para fazer esta redistribuição é utilizando o Grupos Inteligentes.

O roteiro para o lançamento meteórico é constituído dessa forma:

  • Pré-lançamento
  • Preenchimento dos grupos
  • Conversa e Teaser 
  • Pré-abertura da oferta
  • Abertura da oferta

 

Então, você tem o esforço de levar as pessoas até os grupos e, depois, de manter a audiência devidamente alimentada com as informações certas. Feito isto, é necessário lançar a oferta e colher os resultados em vendas.

A seguir, detalhamos cada um destes passos do método. Vamos conhecer? 

Passo 01 – Pré-lançamento

Vimos que o lançamento meteórico dura apenas 5 dias. Mas, essa curta duração ocorre somente para os clientes. 

Você, que está à frente das vendas, precisa se preparar com, pelo menos, algumas semanas de antecedência.

A etapa de pré-lançamento consiste na captura de leads. Assim, será necessário ter pessoas suficientes nos grupos para gerar a sensação de pertencimento. 

Se os grupos no WhatsApp estiverem vazios, os participantes podem não sentir tanta força na oferta, considerando-a pouco interessante. 

Além disso, deverão ser enviados alguns conteúdos ao longo do lançamento – como vídeos, fotos e textos sobre a oferta. Então, use este período para preparar os materiais que serão compartilhados com os leads.

Portanto, foque em atrair pessoas e em organizar seus conteúdos.

Passo 02 – Preenchimento dos grupos

Depois de todo o seu preparo, é hora de começar a criar e preencher os grupos no WhatsApp. Então, convide todos os leads para participar dos grupos criados e continue sua captação ativa de novos membros.

Divulgue os links o quanto puder e atraia o maior número possível de novos participantes, sempre se lembrando de manter um limite.

Enquanto o grande volume de pessoas é necessário para fortalecer o senso de pertencimento, estabelecer um teto de participantes é importante para manter o senso de exclusividade da oferta.

Uma dica importantíssima nesta etapa é: crie regras claras para a participação nos grupos. Isso será fundamental para que você mantenha o controle do lançamento e evite o desvio de foco da oferta.

Você pode fixar as regras na descrição do grupo, a fim de que elas se tornem legíveis para todos. Veja um modelo que pode ser adequado a sua realidade:

Modelo de regras de grupo para lançamento meteórico

Grupo criado exclusivamente para a pré-venda de (PRODUTO), que irá acontecer a partir de (DATA) e por tempo limitadíssimo!

Para que tudo possa ocorrer com tranquilidade, por favor, leia e siga estas orientações:

  • Fica proibido envio de spam, convite para outros grupos e comentários fora do tema. 
  • No dia (DATA DO LANÇAMENTO) você receberá, com exclusividade neste grupo, uma oferta única e inédita para o (PRODUTO).

Acompanhe e fique à vontade para tirar suas dúvidas!

Passo 03 – Conversa e Teaser

Agora que os grupos já foram devidamente criados e preenchidos, é hora de partir para a conversa. 

Nos dias 01 e 02 novas pessoas vão sendo inseridas aos grupos. Mas, enquanto isso, você precisa iniciar e alimentar a conversa com os membros que já estão participando.

De acordo com o método, o ideal é que você envie um vídeo de boas-vindas logo no primeiro dia. Neste conteúdo, dê ênfase à exclusividade do lançamento do qual aquelas pessoas estão fazendo parte.

Então, utilize os gatilhos de antecipação, pertencimento e escassez já nos primeiros materiais enviados.

No 3º dia, você pode iniciar uma conversa mais específica sobre a oferta, em si. Então, reforce os benefícios do produto, infoproduto ou serviço e apresente o valor original do item. 

Além de informar o preço cheio, destaque que, nos próximos dias, os participantes do grupo receberão uma oferta imperdível e única. Ou seja, faça um teaser sobre o que está por vir para aqueles membros.

Durante esta fase, é comum que surjam inúmeras dúvidas sobre o item e a oferta. Então, seja solícito e responda a todos os questionamentos que surgirem.

Vale a dica para estabelecer critérios de interação que, ao mesmo tempo, te ajudem a administrar os grupos sem inibir as interações.  Você pode criar horários para o atendimento – como de 08h às 18h, por exemplo.

Ao fim do 3º dia, encerre as conversas reforçando que, no dia seguinte, você revelará a grande oferta exclusiva.

Dicas de materiais para envio na etapa de conversa e teaser

  • Vídeo de boas-vindas com breves explicações sobre a oferta
  • Vídeo específico sobre os benefícios do item
  • Depoimentos de clientes, reforçando as vantagens da compra

Passo 04  – Pré-Abertura

Neste momento, entramos em uma fase crítica da metodologia de lançamento meteórico. Agora, os grupos estão cheios e a conversa já foi estabelecida entre os participantes, certo?

Existe bastante curiosidade, várias perguntas e interação. Então, no 4º dia, você revela a oferta que está destinada exclusivamente para aqueles membros.

Sua oferta pode ser tanto em desconto percentual, em valor absoluto ou bônus, por exemplo. Mas, seja como for, o importante é que os leads consigam perceber as vantagens reais de realizar esta compra.

Na 4ª etapa do lançamento, você informa aos participantes dos grupos sobre a oferta exclusiva e única a qual eles estão tendo acesso por um curtíssimo tempo.

Recomenda-se o envio de um vídeo cuidadosamente preparado, que insista nos gatilhos de antecipação, pertencimento e escassez para convencer o lead a efetuar a compra no dia seguinte.

Dicas para a pré-abertura das vendas

Durante o 4º dia, algumas dicas específicas são bem interessantes para potencializar as vendas:

  • Certifique-se de que a sua plataforma de vendas está funcionando adequadamente para receber o fluxo de compras no dia seguinte
  • Se você receber mensagens de alguns leads informando que vão fazer a aquisição, com a devida autorização do futuro comprador, mostre aos demais participantes do grupo que alguns membros já estão garantindo a oferta exclusiva
  • Deixe bem claro o dia e horário de abertura das vendas no vídeo de pré-abertura, combinando o envio do link para a compra e, com ele, mais detalhes sobre a oferta
  • Capriche na copy, utilizando gatilhos e promovendo o desejo de compra

Passo 05 – Abertura

Enfim, chegou o dia tão esperado! Depois de todo o trabalho de captação de leads, formação e preenchimento dos grupos, conversa e envio de pré-oferta, você vai abrir as vendas do produto, infoproduto ou serviço.

Confira se todo o operacional está funcionando adequadamente para receber as operações e, então, envie o link de compra para os grupos no WhatsApp.

Dispare um vídeo com uma copy assertiva e devidamente trabalhada no gatilho de escassez. Reforce que as vendas com aquelas condições especiais são limitadas e que os membros têm somente aquela data específica para realizar as compras. 

Caso você considere interessante, dentro de suas estratégias comerciais, poderá abrir uma outra data para a venda, a fim de captar potenciais clientes que não conseguiram ou puderam comprar no dia da abertura.

Mas, abrindo ou não uma nova data, é sempre imprescindível reforçar a escassez e de que novas oportunidades como aquela não vão acontecer mais, ok?

Durante todo o dia de lançamento, tenha atenção a possíveis dúvidas que surgirem e, prontamente, as responda. 

Além disso, trabalhe o gatilho do pertencimento compartilhando com os membros dos grupos algumas vendas realizadas – isso, claro, com a autorização dos compradores.

Dicas para a abertura das vendas

  • Envie um vídeo assertivo, convidando os participantes a efetuarem a compra naquele instante
  • Reforce benefícios do produto
  • Seja claro na oferta
  • Mantenha a conversa viva nos grupos
  • Utilize, especialmente, os gatilhos de pertencimento e escassez, promovendo o senso de participação social e de urgência para a compra

Lançamento meteórico no WhatsApp com o Grupos Inteligentes

Você viu que o método de lançamento meteórico no WhatsApp pode ser feito em apenas 5 passos, que são:

  1. Pré-lançamento
  2. Preenchimento do grupos
  3. Conversa e teaser
  4. Pré-abertura das vendas
  5. Abertura das vendas

 

A primeira etapa, como vimos, consiste em conquistar o maior número possível de pessoas que possam ter algum tipo de interesse na sua oferta.

A taxa média de conversão da metodologia é de 20%. Então, quanto mais lead qualificado você conseguir, maiores são as chances de fazer boas vendas com a técnica.

Em seguida, você precisa realocar todos os potenciais clientes adequadamente em grupos no WhatsApp. 

A tarefa pode até parecer simples para 30 ou 50 participantes. Mas, quando o número de novos membros começa a escalar, administrar centenas ou milhares de pessoas pode ser algo realmente desafiador.

Por isso, o Grupos Inteligentes é a ferramenta que o seu próximo lançamento meteórico precisa. A plataforma consegue distribuir de maneira adequada todos os novos participantes em seus grupos, de acordo com as suas configurações previamente realizadas.

Além disso, caso todos os grupos disponibilizados estejam cheios, é possível redirecionar os leads para uma nova página de captura de contato.

Portanto, você não perde nenhum membro novo e consegue gerenciar todas as novas participações com muito mais controle e efetividade.

Então, conheça os planos do Grupos Inteligentes e saiba como podemos facilitar suas operações no WhatsApp, potencializando seus resultados em vendas.


Facilite o seu lançamento com o Grupos Inteligentes.

Para conhecer a fundo todas as estratégias de lançamento meteórico e ter acesso aos scripts, entre para a nossa lista do Curso de WhatsApp Marketing Avançado e recebe todas as informações:

Você também pode ver:

Por que utilizar o WhatsApp Business no seu negócio

WhatsApp Marketing: Veja Como Fazer e Quais Ferramentas Usar

Não perca nenhuma novidade!