setembro 23

Como montar um funil para infoproduto usando o Whatsapp de forma automática e aumentar engajamento e conversões

Nesse artigo eu vou ensinar a você, que é infoprodutor, a como criar um funil de vendas para seu infoproduto no WhatsApp que realmente funcione, aumentando suas vendas e ainda, melhorando o engajamento com seus clientes.

Como você já deve saber, o WhatsApp é um valioso canal que pode servir como aliado poderoso do e-mail marketing,  já que atualmente está instalado em 99% dos celulares brasileiros e com altíssimas taxas de aberturas de mensagens, se comparadas às taxas do e-mail.

Você mesmo, quantas vezes usou o seu WhatsApp hoje?!

Por esse motivo, esse canal é um excelente lugar para que você faça o seu funil de vendas. 

Um Funil de vendas reflete a jornada de compra do cliente, entendendo que respeitar o processo, construindo o desejo de compra, é bem melhor (e muitas vezes mais barato) que simplesmente tentar vender a todo custo.

Porém, construir um funil de vendas no e-mail é uma tarefa que a maioria dos marqueteiros já sabe fazer e muito bem, não é mesmo?

Agora, quando falamos de funil no WhatsApp, poucos ainda sabem como fazê-lo funcionar.

Você até pode estar achando que consegue fazer isso manualmente, com uma boa equipe, e com bastante organização.

Mas não é sobre esses improvisos que eu quero falar com você. É sobre uma solução que realmente fará a diferença nas suas vendas e no seu relacionamento com o cliente.

Até por que construir um Funil de Vendas no WhatsApp, para centenas ou milhares de leads, que funcione 24 horas por dia é humanamente impossível.

Por isso, já adianto: para colocar em prática tudo o que vou te mostrar nesse post você precisa contar com o poder de uma automação para o WhatsApp, que integra com outras várias ferramentas brasileiras e funciona 24 horas sem intervenção humana: o Notificações Inteligentes. 

Agora, vem entender como funciona um funil e o passo a passo para deixá-lo funcionando:

Conhecer o público-alvo

Para começar, você precisa definir exatamente quem é seu público e qual o percurso o cliente faz até adquirir o seu produto.

Basicamente, você precisa fazer o seu cliente caminhar do topo do funil, até o fundo, onde ocorrem as conversões efetivamente.

A principal forma de fazer o seu cliente percorrer o funil é a partir do seu relacionamento com ele, principalmente por meio de conteúdos.

Para ficar claro, vamos entender isso em cada etapa do seu funil.

Atrair

Nessa etapa, você precisa utilizar algum tipo de isca digital para que o seu lead venha até você. Pode ser um e-book ou uma aula, ambos gratuitos, por exemplo.

Seja coerente na escolha da sua isca, sempre buscando a melhor forma de atrair mais pessoas do seu público-alvo para o seu funil. 

Esse conteúdo (aula ou e-book) será o primeiro ponto de contato com seu potencial cliente, então não pense em economizar na qualidade só porque é algo gratuito.

Com essa recompensa, você conseguirá dar o primeiro passo do funil: captar alguns dados do cliente, como o número do WhatsApp dele, até que ele se torne um lead.

Converter

Para a captura do lead, você deve usar uma página ou formulário com mais detalhes sobre a isca utilizada, para que o interessado não desista de deixar os dados dele ali. 

Lembre-se: A captura de leads é uma troca entre você e um potencial cliente, e ele precisa considerar justa a troca dos seus dados pela recompensa que você oferece.

Depois da captura, chega o momento de construir a confiança e evitar uma linguagem agressiva. Você ainda precisará mostrar para seu cliente que seu produto atende suas dores e necessidades.

Pensando em um exemplo prático, vamos supor que seu lead se inscreveu para receber uma aula gratuita.

Utilizando o WhatsApp, você vai conseguir enviar para ele o link da aula, um lembrete horas depois e, ainda, pedir opinião sobre a aula que foi enviada.

Tudo isso de forma personalizada (com os dados sobre o cliente) e de forma automática. Olha só esse exemplo real:

 

Fechar

Nessa etapa, você já tem mais proximidade com o seu lead. Mas é bem provável aqui ele ainda tenha algumas objeções e dúvidas sobre seu produto, antes que aceitar a sua oferta.

São diversas as formas que você pode usar para quebrar as objeções de vendas por meio de mensagens no WhatsApp, como enviar uma mensagem com as perguntas frequentes (FAQ- Frequently Asked Questions), enviar o link do vídeo de vendas (VSL – Video Sales Letter) ou até mesmo criar um lançamento.

No exemplo a seguir, a estratégia de lançamento usada para quebrar as objeções foi baseada em CPLs (Conteúdos Pré-Lançamento). Sendo assim, utilizou-se um tema que corresponde a uma forte dor do público-alvo para disponibilizar 4 aulas gratuitas, que são finalizadas no último dia com o pitch de vendas.

Veja o exemplo abaixo com o convite para esse evento:

Além do convite, foram enviados em cada dia de aula o lembrete com o link da aula e a descrição breve do tema que seria abordado, como pode ser visto nos prints abaixo:

Mas não é só isso…

Por mais que você já tenha utilizado uma copy poderosa no pitch de vendas, você ainda pode mandar mais uma mensagem utilizando algum gatilho mental que ajude na conversão do seu lead.

No nosso caso de exemplo, o gatilho utilizado foi o de escassez para falar do número limitado de vagas. Olha só:

Encantar

Finalmente, chegamos ao fundo do funil! Mas não pense que o trabalho acabou. Mesmo depois que a venda acontecer, não esqueça que seu lead não morreu.

É nessa etapa, a partir do momento de compra, que a satisfação (ou insatisfação) do seu cliente é construída.

E por isso, vou te contar uma estratégia extremamente poderosa que você pode utilizar:

Envio automático das informações de acesso ao seu infoproduto pelo WhatsApp

Sim, isso é possível. Além de facilitar a vida do seu cliente, que acessa muito mais o WhatsApp do que o e-mail, você reduz e muito a demanda do seu suporte por dúvidas como:

“Onde estão os meus dados de acesso?”

“Como faço para acessar o curso?”

Isso é possível utilizando o Notificações Inteligentes integrado com sua plataforma de infoprodutos. E você faz isso em poucos cliques.

 Eu separei mais um exemplo para você entender na prática:

 

Importante: Manter um relacionamento com o seu cliente atual e até ofertar novos produtos é sempre muito mais barato que adquirir um novo. Além disso, o poder da indicação pode te ajudar a fechar novos negócios.

 

Passo a Passo para criar um funil de vendas para o WhatsApp e melhorar seus resultados:

Para montar o funil como eu te mostrei, as mensagens do WhatsApp automáticas são configuradas no Notificações Inteligentes e você pode utilizar o ActiveCampaign, uma das maiores ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que existe, da mesma forma que utilizaria para a criação de uma automação de e-mails. Veja o passo a passo a seguir:

Passo 1:  Criar ou ter conta no ActiveCampaign

Essa ferramenta possui várias ferramentas de e-mail marketing, de automação de marketing e de CRM que você precisa para trabalhar a jornada de compra do seu cliente. E, é por meio dela que criaremos toda a estrutura do seu Funil de Vendas. Se você ainda não utiliza esse CRM, basta clicar aqui para fazer um teste grátis.
 

Passo 2: Criar uma automação

Após acessar a sua conta do ActiveCampaign, basta selecionar a opção “Automações” no menu lateral. Clique no botão “Criar uma automação” e escolha “Começar do zero” para personalizar os gatilhos ou selecione um modelo pré-definido.
 

Passo 3: Ao inserir os elementos do seu funil, escolher a opção Webhook ao invés de e-mail

Quando clicar em “Adicionar Ação” selecione a opção “Condições e Fluxos de Trabalho” e clique na opção “Webhook” ao invés de “Enviar e-mail”. Com essa opção, será possível ativar o comando para envio da mensagem pelo WhatsApp.
 

Passo 4: Ter conta no Notificações Inteligentes

Para que você consiga enviar mensagens de forma 100% automáticas do seu Funil de Vendas aos seus leads pelo WhatsApp, você vai precisar ter uma assinatura na nossa plataforma. Para consultar nossos planos e preços, basta clicar aqui.
 
 

Passo 5: Criar uma loja

Assim que acessar a sua conta no Notificações Inteligentes, você vai precisar criar uma loja, que basicamente corresponde a cada mensagem do Funil que você deseja enviar. 
 
Na hora que selecionar o “+” para criar a loja, você precisa inserir as seguintes informações:
  • Descrição (Exemplo: Funil #1)
  • Plataforma: Selecionar o ActiveCampaign

Passo 6: Personalizar as mensagens

Com sua loja criada no Notificações Inteligentes, agora é hora de personalizar cada uma de suas mensagens.
 
Clique primeiro em “Personalizar Template”. Você poderá utilizar emojis e parâmetros, que são variáveis substituídas pelos dados do seu cliente (nome, e-mail, produto que comprou, etc) desde que você já tenha captado anteriormente.
 
No final das alterações, para salvar a mensagem, clique no botão “Atualizar Template” e pronto! Sua mensagem foi personalizada.

 

Passo 7 : Copiar link do Webhook e colar na sua automação do Active

Ainda na página principal da sua loja, você vai precisar captar o link do Webhook, o que fará de fato a ligação entre as duas ferramentas: Notificações Inteligentes e AC. Veja na imagem abaixo onde se encontra a URL do Webhook:
 
 
Aí é só copiar esse link e colar no seu Webhook no ActiveCampaign (criado no passo 3).
 

Passo 8: Clicar em ativar automação

Após essa configuração, para que tudo comece a funcionar, você precisa ativar sua automação no botão direito da tela. Assim que os leads começarem a entrar no seu Funil, de acordo com sua programação, as mensagens serão enviadas.

Combine e-mail com WhatsApp

Mas se você chegou até aqui achando que poderá abandonar o e-mail, se enganou! Você pode combinar estratégias de e-mail e WhatsApp e aproveitar o poder dos dos canais juntos nas suas vendas.

Imagine uma mensagem assim chegando no WhatsApp do seu lead: “Te mandei um e-mail muito importante, corre na sua caixa de entrada para ver”. Essa estratégia combinada pode aumentar e muito o seu engajamento.

Olha só a visão geral de um funil composto por e-mails e por mensagens no WhatsApp:

 

Não pratique spam!

Perceba que a estratégia que te ensinei nesse post não é simplesmente um envio de mensagens em massa pelo WhatsApp. Você precisa criar um fluxo de mensagens espaçadas no tempo, ou seja, de tempos em tempos enviando uma mensagem. Não seja chato! Isso pode espantar o seu cliente.

Não fique falando sozinho!

Sempre peças para que as pessoas para confirmem as mensagens recebidas, com um “confirma” ou finalizando a mensagem com uma pergunta, como por exemplo: “Você recebeu meu e-mail?”. 

Isso te ajuda a criar um relacionamento com o lead, além de evitar que sua conta seja vista como praticante de spam pelo WhatsApp.

Um macete importante é entender que as linguagens utilizadas no e-mail e no WhatsApp são diferentes, sendo mais rápida e informal nessa última.

Conclusão:

Fazer um funil de vendas pelo WhatsApp é muito simples com as ferramentas certas, como eu te mostrei nesse post. Se você ainda não utiliza essa estratégia, com certeza está perdendo muito dinheiro, pois como te disse no início, o WhatsApp é o canal de comunicação mais utilizado pelos brasileiros atualmente.

Para fazer essa estratégia funcionar de verdade, de forma 100% automática e sem intervenção humana, você precisa conhecer o Notificações Inteligentes clicando aqui. 

Você também pode ver:

Não perca nenhuma novidade!

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"9b988":{"name":"Main accent","parent":-1},"5b927":{"name":"Accent Light","parent":"9b988","lock":{"lightness":1,"saturation":1}}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"9b988":{"val":"var(--tcb-skin-color-0)"},"5b927":{"val":"rgb(241, 245, 248)","hsl_parent_dependency":{"h":209,"l":0.96,"s":0.33}}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"9b988":{"val":"rgb(47, 138, 229)","hsl":{"h":210,"s":0.77,"l":0.54,"a":1}},"5b927":{"val":"rgb(243, 246, 249)","hsl_parent_dependency":{"h":209,"s":0.33,"l":0.96,"a":1}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"4ff41":{"name":"Main Accent","parent":-1},"ff2da":{"name":"Accent Tone","parent":"4ff41","lock":{"saturation":0,"lightness":0}}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"4ff41":{"val":"var(--tcb-local-color-9b988)"},"ff2da":{"val":"rgb(109, 199, 248)","hsl_parent_dependency":{"h":201,"l":0.7,"s":0.91}}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"4ff41":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}},"ff2da":{"val":"rgb(62, 183, 252)","hsl_parent_dependency":{"h":201,"s":0.96,"l":0.61}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
Enviar
Tirar dúvidas
Precisa de ajuda?