Como gerenciar grupos de WhatsApp – dicas e sugestões de conteúdo

Saber como gerenciar adequadamente os grupos de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você se comunica com seus leads e clientes – e, é claro, trazer excelentes resultados para o seu negócio. 

Apesar de ser operacionalmente simples, a funcionalidade tem algumas ferramentas particulares que podem auxiliar bastante a sua rotina como administrador.

Mas, além disso, saber que tipo de conteúdo enviar para os participantes é o segredo do sucesso do bom gerenciamento e uso dos grupos.

Por isso, se você está em busca de informações para aperfeiçoar a utilização da funcionalidade do WhatsApp e obter melhores resultados, continue com a gente.

Neste artigo, você vai ver as principais perguntas e respostas sobre os grupos e, ainda, como usá-los para melhorar a comunicação, atendimento e as vendas do seu negócio.

Então, acompanhe!

Como gerenciar grupos de WhatsApp – Perguntas e Respostas

Os grupos de WhatsApp são uma excelente maneira para você reunir as pessoas interessadas em seu produto, serviço ou infoproduto e mantê-las atualizadas.

Neles, é possível enviar diversos conteúdos por texto e áudios, além de compartilhar fotos, vídeos, documentos e outros tipos de materiais.

Atualmente, o WhatsApp permite a inclusão de até 256 participantes. Se houver mais contatos, a recomendação é criar novos grupos para acomodar todos os interessados em sua oferta.

Se gerenciar 255 outros membros já é complexo, imagine administrar vários grupos com mais pessoas? 

Por isso, é muito importante conhecer algumas funcionalidades específicas dos grupos do WhatsApp para que você possa organizar toda esta conversa de uma maneira eficaz.

Veja, então, as principais perguntas e respostas sobre o tema!

Como abrir e fechar o grupo do WhatsApp?

Com tanta gente participando de um só grupo, pode ser necessário controlar com mais rigidez o que as pessoas conversam, a fim de que o assunto não desvie da sua oferta.

Em algumas ocasiões específicas – como em lançamentos – deixar o grupo fechado é uma estratégia para manter o foco no infoproduto, produto ou serviço.

Dessa forma, a opção de permitir que somente os administradores enviem mensagens é bastante interessante e funcional para gerenciar os grupos do WhatsApp.

Então, você pode “abrir e fechar a conversa” seguindo este passo a passo:

  1. No WhatsApp, vá até o grupo, abra a conversa e toque sobre o nome do grupo
  2. Nele, localize “Configurações do grupo” e toque sobre opção
  3. Em seguida, toque em “Enviar mensagens” e escolha se os participantes podem ou não enviar mensagens no grupo
  4. Toque em “Ok” e finalize a configuração

Ao fechar a conversa e permitir que somente os administradores enviem conteúdos, há um controle maior sobre a conversa. Por outro lado, os participantes podem perder o interesse e sair do grupo.

Assim, analise com cuidado a opção de manter a conversa fechada, está bem?

Como enviar link do grupo de WhatsApp?

Pelo caminho original, para incluir manualmente novos membros ao grupo de WhatsApp, você deveria adicionar o contato ao seu aparelho de telefone, ir ao grupo e fazer a inclusão do novo participante.

Mas, agora, existe uma função muito simples e que agiliza esta tarefa: o link de grupo.

Todo grupo de WhatsApp tem seu próprio link. Quando alguém clica sobre ele, é automaticamente redirecionado para uma página de convite do grupo.

Você pode pegar o link do grupo para enviá-lo a outras pessoas seguindo este passo a passo:

  1. Na janela do grupo, toque sobre o nome do grupo
  2. Desça a tela até encontrar “Convidar via link” e toque sobre a opção
  3. Logo depois, aparecem as seguintes alternativas:
    1. Envia link via WhatsApp Business
    2. Copiar link
    3. Compartilhar link
    4. Código QR
    5. Redefinir link
  4. Então, escolha a melhor opção, toque em “Ok” e convide novos membros para o grupo

Depois de clicar sobre o link e ser redirecionado para o WhatsApp, o convidado deve confirmar a sua entrada no grupo, ok?

Como impedir que os participantes mudem os dados do grupo?

Pelas configurações-padrão do aplicativo, tanto administradores quanto participantes podem alterar a imagem, o nome e a descrição do grupo.

Essa possibilidade pode ser arriscada para o seu negócio, caso algum dos membros queira fazer qualquer mudança em um destes dados.

Por isso, o mais recomendável para grupos de vendas no WhatsApp é bloquear a opção de alteração dos dados. Então, siga estas etapas:

  1. Na janela do grupo, toque sobre o nome dele
  2. Em seguida, vá até “Editar dados do grupo”
  3. Na sequência, selecione “Admins” como os únicos que podem fazer mudanças nestas configurações do grupo
  4. Para finalizar, toque sobre “Ok”

Pronto, agora apenas os administradores poderão mudar a imagem, o nome e a descrição do grupo.

Como usar grupos de WhatsApp para melhorar as vendas

De acordo com recente pesquisa realizada pela Accenture em parceria com o Facebook, o WhatsApp é um aplicativo em que os usuários se sentem seguros para realizar compras.

O estudo aponta ainda os seguintes dados:

  • 83% dos consumidores brasileiros usam o app para realizar compras
  • As categorias mais compradas foram:
    • Roupas
    • Produtos de beleza
    • Alimentos frescos/perecíveis
    • Doces e chocolates
    • Calçados
    • Eletrônicos
    • Cursos online
    • E outros
  • Eles compram de:
    • Negócios de pequeno porte ou comércio local (64%)
    • Revendedores (52%)
    • Profissionais independentes (49%)
    • Estabelecimentos de grande porte (37%)

 

Além disso, 73% das pequenas e médias empresas participantes da pesquisa afirmaram, ainda, que o WhatsApp ampliou o volume de vendas.

Dessa forma, o aplicativo de mensagens vêm se mostrando uma ótima maneira para ampliar as vendas para negócios de diferentes segmentos e portes.

Mas, de que maneira você pode potencializar o uso app a fim de gerar novos negócios?

Saber o que postar nos grupos do WhatsApp é o primeiro passo para gerar mais atenção, conversas sobre a sua oferta e, então, mais vendas.

A seguir, você vai conferir algumas interessantes opções de conteúdos para compartilhar no WhatsApp e ter sucesso com os grupos do aplicativo.

1 – Lançamentos

Fazer lançamentos semente, internos ou externos utilizando os grupos do WhatsApp é uma excelente maneira para que você tenha picos de vendas em poucos dias.

Com as estratégias e táticas certas, é possível mover o lead pelo funil de vendas, gerando mais vendas para o seu negócio.

Cada um dos formatos de lançamento tem as suas particularidades. Mas, é importante que você tenha conteúdos com gatilhos mentais que trabalhem, por exemplo, autoridade e escassez da sua oferta.

Assim, produza textos, vídeos e outros materiais com linguagem bastante assertiva e que ative nos leads o desejo de compra do seu infoproduto, produto ou serviço.

2 – Produtos em Promoção

Os grupos são um excelente canal em que você pode colocar produtos à venda com descontos especiais.

Itens que estão saindo de linha ou de moda, troca de estação, estoque parado ou, ainda, promoções relâmpagos podem ser exploradas neste espaço.

Algumas dicas para fazer ofertas promocionais em grupos de WhatsApp são:

  • Evite enviar descontos com muita frequência, já que a repetição pode tirar o efeito promocional. Então, crie um calendário com as ofertas.
  • Tenha condições especiais para os membros do grupo – isso vai gerar mais conexão e sentimento de pertencimento dos participantes, incentivando a sua permanência.
  • Deixe claras as condições da oferta como: preço, percentual de desconto, formas de pagamento, validade da promoção, entre outras. 

3 – Exclusividade

Além do envio de descontos especiais para os participantes dos grupos de WhatsApp, crie outras formas de gerar exclusividade.

Você pode, por exemplo, antecipar o lançamento de coleções e de campanhas de maneira exclusiva para os membros. Outra opção é desenvolver conteúdos que só serão distribuídos para os participantes do grupo.

Estes são apenas alguns exemplos de várias ações que você pode realizar nestes espaços para gerar engajamento, ok?

Além disso, campanhas exclusivas reforçam às pessoas a sensação de serem leads e clientes especiais.

Lide com os grupos como verdadeiros “clubes” e “associações” de pessoas únicas que têm interesse na sua oferta. Então, faça com que eles também se sintam únicos.

Assim, use toda a sua criatividade para gerar ações exclusivas e reforçar o sentimento de pertencimento dos participantes. 

4 – Novidades

Envie novidades sobre seus produtos, serviços e infoprodutos e deixe os seus leads e clientes atualizados.

Além de informar sobre a sua oferta, também envie atualizações sobre o negócio – como, por exemplo, novas formas de pagamento e de entrega, implementação de sistemas que facilitem a vida do cliente, reformas e outras.

Tente humanizar o seu relacionamento com a sua audiência e traga as novidades em primeira mão para este seleto grupo de interessados. Eles vão se sentir privilegiados e mais próximos à marca!

5 – Avisos

Você também pode aproveitar o espaço para dar recados, lembretes e informar os membros sobre questões referentes à oferta e ao negócio, de um modo geral.

Horários especiais de funcionamento, fechamento em dias de feriado, mudanças internas, troca de endereço ou quaisquer outro avisos que sejam interessantes para o seu público são alguns exemplos.

Lembre-se que o WhatsApp é um canal de comunicação do seu negócio com as pessoas. Portanto, torne este ambiente um lugar para conversas e informes importantes.

6 – Dia a dia da marca

Você, como cliente ou admirador de alguma marca, já deve ter tido curiosidade sobre os bastidores dela, não é verdade?

Já imaginou ver com exclusividade o processo de fabricação daquele carro que você tanto gosta? Ou, ainda, saber como “aquela” marca de roupa fabrica as suas peças?

Da mesma maneira que você tem interesse em saber detalhes sobre os produtos e serviços que você consome – ou gostaria de consumir -, seu público também pode ter essa curiosidade.

Assim, criar conteúdos sobre o dia a dia da marca, mostrar os bastidores da empresa, apresentar o rosto de quem faz a oferta é uma proposta bem interessante que humaniza o trabalho e gera conversa.

Então, sempre que possível, conte histórias sobre a empresa, deixe-a mais humana e gere proximidade com os participantes dos grupos de WhatsApp. 

7 – Conversa

Por fim – e não menos importante: faça do WhatsApp um ambiente de conversa!

Pode parecer óbvio dizer que um aplicativo de mensagens é um meio de comunicação. Mas, muitas marcas utilizam o espaço apenas como um “catálogo online” e se esquivam da troca.

Em alguns casos – como lançamentos – , fechar os grupos às mensagens dos demais participantes pode ser estratégico para que os membros não desfoquem da oferta.

No entanto, a ideia geral do WhatsApp é gerar uma comunicação efetiva com os leads e clientes da marca. 

Por isso, não fuja de perguntas, esteja preparado para responder a objeções e críticas e, é claro, seja gentil aos elogios.

Questões não resolvidas, mensagens não respondidas e o silêncio em grupos de WhatsApp podem ser pontos negativos neste relacionamento com seu público.

Portanto, responda a tudo o que for solicitado e estimule conversas saudáveis em torno da oferta.

Grupos Inteligentes – saiba como gerenciar seus múltiplos grupos no WhatsApp de maneira prática e fácil

Até aqui, vimos algumas dicas técnicas para a gestão dos grupos de WhatsApp e sugestões de conteúdo para enviar nestes espaços.

Mas, como você pode conferir, fazer tudo isso demanda bastante tempo e trabalho. Se existirem vários grupos, a demanda pode ser ainda muito mais complexa.

Dessa forma, ter uma forma para gerenciar vários grupos de WhatsApp ao mesmo tempo é uma excelente solução, não é verdade?

Pois saiba que o Grupos Inteligentes oferece diferentes serviços que serão muito úteis para você, produtor, afiliado ou empreendedor.

Com o Grupos Inteligentes, você realoca todos os novos contatos para os grupos certos, organizando adequadamente os leads nos espaços que você desejar.

Veja, a seguir, algumas soluções do Grupos Inteligentes que vão facilitar a administração dos seus contatos no WhatsApp:

  • Direcione leads para diferentes grupos, sem perder nenhum contato mesmo com grupos cheios
  • Crie vários links de direcionamento
  • Distribua os leads nos grupos segundo seus critérios
  • Utilize rastreadores das principais plataformas de Marketing
  • Veja relatórios de cliques dos links
  • E muito mais

Quer conhecer detalhes sobre a plataforma e como ela pode auxiliar você a gerenciar múltiplos grupos no WhatsApp, de maneira prática e automatizada?

Então, visite o nosso site, conheça os planos e preços, e descubra como podemos facilitar e agilizar a sua rotina de atendimento.

Acesse, agora mesmo, o site do Grupos Inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *